
sobre

Vera Felippi
Foto: Walter Rosa
Olá, fico feliz que você esteja visitando meu site!
Vou me apresentar brevemente para que você conheça me conheça um pouco mais.
Minha formação:
Doutora em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o resultado de minha tese de doutorado foi a criação do Museu de Moda e Têxtil da UFRGS.
Atualmente sou Pós-doutoranda na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa na linha de investigação em Ciências da Arte e do Patrimônio e integro o Grupo de Investigação e de Estudos em Ciências em Belas-Artes (CIEBA-FBAUL).
Mestre em Design pela mesma universidade pesquisando a relação e as contribuições entre acervos museológicos e o design.
Tanto no mestrado quanto no doutorado, questões vinculadas à preservação, conservação preventiva (documentação e acondicionamento) e ao patrimônio cultural têxtil foram colocadas em prática alicerçados em conhecimentos adquiridos durante estágio no Museu do Ipiranga, na área de conservação de têxteis.
E, na graduação, bacharel em Artes Visuais com habilitação em Teoria, História e Crítica, pesquisei a relação entre arte, artesanato e design têxteis.
O percurso acadêmico contribuiu para produções científicas publicadas em periódicos e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. E, em 2021 publiquei o livro Decifrando rendas: processos, técnicas e história que foi finalista no Prêmio Jabuti 2022 na categoria Economia Criativa.
Como designer têxtil, são 25 anos de experiência com práticas artesanais de criação de tecidos em tear manual e rendas e 15 anos atuando em indústria têxtil. Nessas atuações, o conhecimento sobre matérias primas, processos, técnicas, produtos, mercado e consumo foram aprofundados.
Além disso, ministro cursos livres e de extensão em faculdades de Design e Moda e a experiência se expandiu como professora convidada em programas de Pós Graduação (lato sensu) nas disciplinas de Design de Superfície e Processos Industriais têxteis.
Integro ainda o grupo de estudos História da Arte e Cultura de Moda (HACM-UFRGS) e o Grupo de Pesquisa em Moda em Museus (GPIMM-IBRAM).